Borgonhas em Lisboa

Esses dias fomos brindados com uma ótima prova de Borgonhas. O Pedro da Martin Boutique Wines está trazendo estes vinhos para Portugal e ofereceu esta prova para divulgação. É de se admirar a iniciativa do Pedro de vender vinhos franceses em Portugal, mas por outro lado os vinhos são de muita qualidade e com certeza serão bem recebidos pelos portugueses e pelo grande número de turistas que estamos a ter por aqui.

A prova aconteceu no Mesón Andaluz Restaurante e Tapas, num ambiente descontraído e agradável. Pedro, que já tem larga experiência como sommelier em Lisboa, nos falou um pouco de seu negócio passando às informações sobre a Borgonha e os vinhos em prova. Trata-se de um belo trabalho de garimpo, que acabou por encontrar os vinhos de Arnaud Baillot.

Arnaud adquire uvas de produtores criteriosamente selecionados de diferentes comunas da Côte de Beaune e junto com o enólogo Frederic Martine produz vários rótulos, porém em pequenas quantidades como 300, 600, 900 ou 1200 garrafas de cada. Isso permite a atenção a todos os pormenores da produção, que resulta na alta qualidade dos vinhos.

Foram escolhidos 4 vinhos, todos eles da Côte de Beaune, que junto com a Côte de Nuits formam o coração da Borgonha, a Côte d’Or. Sem dúvida, o lar dos vinhos de Chardonnay e Pinot Noir mais famosos e cobiçados do mundo. Os 2 brancos foram o Pernand Vergelesses 1er Cru Sous Frétilles e o Santenay 1er Cru Clos Rousseau e os tintos foram o Pommard 1er Cru Platières e o Santenay Vieilles Vignes, todos da colheita de 2015.

Santenay 1er Cru Clos Rousseau 2015 Arnaud Baillot – Santenay está no extremo sul da Côte de Beaune e faz fronteira com a Côte Chalonnaise. Por não ser uma comuna muito badalada pode se encontrar vinhos de ótima qualidade por ótimos preços. Verdadeiras barganhas! Este Chardonnay é um bom exemplo do que estou falando. No nariz tem boa intensidade, fruta cítrica e um toque tropical. Também se percebe algum mineral, pedras molhadas e ervas finas. Tem sabor intenso. É equilibrado, com médio corpo e frescura. Tem potencial para evoluir e ganhar complexidade. 

Pernand Vergelesses 1er Cru Sous Frétilles 2015 Arnaud Baillot – Situadas ao norte de Beaune, as vinhas são voltadas para o sul, se beneficiando de bastante exposição solar, o que permitiu uma perfeita maturação das uvas. O resultado é um Chardonnay superior de boa intensidade e complexidade aromática, mostrando fruta tropical como abacaxi, um lado mineral bem marcado lembrando pólvora e a típica madeira da Borgonha com a baunilha muito bem integrada. Na boca tem bom corpo e untuosidade, equilibrados pela ótima frescura. Tem sabor intenso e final médio. Já está pronto para ser bebido, mas tem estrutura para evoluir e ganhar mais complexidade e elegância. Ótimo vinho!

Santenay Vieilles Vignes 2015 Arnaud Baillot – Aqui a casta Pinot Noir mostra de onde vem. Os aromas de frutas vermelhas como framboesas e cerejas estão envolvidos por cogumelos e trufas típicos da Borgonha. Também se percebe especiarias como pimenta branca. O álcool sobressai um pouco sugerindo uma temperatura de serviço ligeiramente mais baixa. Na boca os elementos se equilibram em um nível médio de sabor, corpo, acidez e taninos. Já pode ser bebido ou guardado por pouco tempo. 

Pommard 1er Cru Platières 2015 Arnaud Baillot – Pommard é comuna que leva a fama de ter os tintos mais concentrados da Borgonha e este não foge à regra. O nariz, intenso e limpo, é encantador. Muita fruta vermelha fresca como cereja e framboesa acompanhadas de leve terroso, cogumelos, trufas, pimenta preta, cedro e baunilha. Os aromas são jovens e tem longa evolução pela frente, mas já apresentam boa complexidade. Na boca tem grande estrutura, com taninos finos, bom corpo e muito boa acidez. O final é médio e muito agradável. Ainda está jovem, com ótimo potencial de evolução e promete melhorar bastante com a guarda. Eu esperaria mais uns 3 ou 4 anos. Ótimo vinho!!

Parabéns ao Pedro Martin pelas belas escolhas e a iniciativa de diversificar o mercado de vinhos de Portugal. Que apareçam muitos como ele! Os apreciadores de vinhos agradecem!

Posted on 25 de setembro de 2017 in Artigos, Avaliações

Share the Story

About the Author

Rodrigo criou a Viver Vinhos onde fala sobre vinhos e o prazer de bebe-los. Se deixou levar pelos encantos do mundo do vinho e hoje se dedica a sua divulgação e estudo. Compartilha informações e experiências de forma descontraída, com o intuito de ajudar as pessoas a entenderem e escolherem um bom vinho, fazendo com que o vinho esteja sempre presente em momentos únicos e inesquecíveis! Editor do Viver Vinhos e colaborador do site Belo Vinho. Certificado Nível 3 pela Wine & Spirits Education Trust (WSET), ex-professor na Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-MG) e ex-diretor da SBAV-MG.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to Top