Esses dias fomos brindados com uma ótima prova de Borgonhas. O Pedro da Martin Boutique Wines está trazendo estes vinhos para Portugal e ofereceu esta prova para divulgação. É de se admirar a iniciativa do Pedro de vender vinhos franceses em Portugal, mas por outro lado os vinhos são de muita qualidade e com certeza serão bem recebidos pelos portugueses e pelo grande número de turistas que estamos a ter por aqui.
A prova aconteceu no Mesón Andaluz Restaurante e Tapas, num ambiente descontraído e agradável. Pedro, que já tem larga experiência como sommelier em Lisboa, nos falou um pouco de seu negócio passando às informações sobre a Borgonha e os vinhos em prova. Trata-se de um belo trabalho de garimpo, que acabou por encontrar os vinhos de Arnaud Baillot.
Arnaud adquire uvas de produtores criteriosamente selecionados de diferentes comunas da Côte de Beaune e junto com o enólogo Frederic Martine produz vários rótulos, porém em pequenas quantidades como 300, 600, 900 ou 1200 garrafas de cada. Isso permite a atenção a todos os pormenores da produção, que resulta na alta qualidade dos vinhos.
Foram escolhidos 4 vinhos, todos eles da Côte de Beaune, que junto com a Côte de Nuits formam o coração da Borgonha, a Côte d’Or. Sem dúvida, o lar dos vinhos de Chardonnay e Pinot Noir mais famosos e cobiçados do mundo. Os 2 brancos foram o Pernand Vergelesses 1er Cru Sous Frétilles e o Santenay 1er Cru Clos Rousseau e os tintos foram o Pommard 1er Cru Platières e o Santenay Vieilles Vignes, todos da colheita de 2015.
Santenay 1er Cru Clos Rousseau 2015 Arnaud Baillot – Santenay está no extremo sul da Côte de Beaune e faz fronteira com a Côte Chalonnaise. Por não ser uma comuna muito badalada pode se encontrar vinhos de ótima qualidade por ótimos preços. Verdadeiras barganhas! Este Chardonnay é um bom exemplo do que estou falando. No nariz tem boa intensidade, fruta cítrica e um toque tropical. Também se percebe algum mineral, pedras molhadas e ervas finas. Tem sabor intenso. É equilibrado, com médio corpo e frescura. Tem potencial para evoluir e ganhar complexidade.
Pernand Vergelesses 1er Cru Sous Frétilles 2015 Arnaud Baillot – Situadas ao norte de Beaune, as vinhas são voltadas para o sul, se beneficiando de bastante exposição solar, o que permitiu uma perfeita maturação das uvas. O resultado é um Chardonnay superior de boa intensidade e complexidade aromática, mostrando fruta tropical como abacaxi, um lado mineral bem marcado lembrando pólvora e a típica madeira da Borgonha com a baunilha muito bem integrada. Na boca tem bom corpo e untuosidade, equilibrados pela ótima frescura. Tem sabor intenso e final médio. Já está pronto para ser bebido, mas tem estrutura para evoluir e ganhar mais complexidade e elegância. Ótimo vinho!
Santenay Vieilles Vignes 2015 Arnaud Baillot – Aqui a casta Pinot Noir mostra de onde vem. Os aromas de frutas vermelhas como framboesas e cerejas estão envolvidos por cogumelos e trufas típicos da Borgonha. Também se percebe especiarias como pimenta branca. O álcool sobressai um pouco sugerindo uma temperatura de serviço ligeiramente mais baixa. Na boca os elementos se equilibram em um nível médio de sabor, corpo, acidez e taninos. Já pode ser bebido ou guardado por pouco tempo.
Pommard 1er Cru Platières 2015 Arnaud Baillot – Pommard é comuna que leva a fama de ter os tintos mais concentrados da Borgonha e este não foge à regra. O nariz, intenso e limpo, é encantador. Muita fruta vermelha fresca como cereja e framboesa acompanhadas de leve terroso, cogumelos, trufas, pimenta preta, cedro e baunilha. Os aromas são jovens e tem longa evolução pela frente, mas já apresentam boa complexidade. Na boca tem grande estrutura, com taninos finos, bom corpo e muito boa acidez. O final é médio e muito agradável. Ainda está jovem, com ótimo potencial de evolução e promete melhorar bastante com a guarda. Eu esperaria mais uns 3 ou 4 anos. Ótimo vinho!!
Parabéns ao Pedro Martin pelas belas escolhas e a iniciativa de diversificar o mercado de vinhos de Portugal. Que apareçam muitos como ele! Os apreciadores de vinhos agradecem!