Dona Berta Reserva Branco Rabigato Vinhas Velhas 2015

donabertarabigato-1Os vinhos são melhores em boa companhia. Neste caso a apresentação do simpático Virgílio Loureiro, o enólogo responsável e um entusiasta do branco de Rabigato, engrandeceu a prova. Virgílio é responsável por este projeto desde o início em 2001. As vinhas estão plantadas a uma altitude de 500 metros, o que valoriza os aromas e o frescor. Este reserva 100% Rabigato não passa por madeira. O objetivo é ganhar longevidade. Recentemente, em uma prova vertical dede a safra 2001 o preferido foi da safra 2003, que ainda estava em plena forma. Mais uma prova do potencial da Rabigato e do do belo trabalho do Virgílio.

Este 2015 ainda está muito jovem. Os aromas frutados de alta qualidade estão muito bem casados com a destacada mineralidade, típica da Rabigato. No paladar é austero, tem ótima acidez e médio corpo. O final é longo, sustentando um agradável mineral. Um vinho de grande estrutura que está começando a engatinhar. Vai ganhar muito com uns 4 anos de garrafa, mas deve ir bem mais longe. É essencialmente gastronômico e de grande versatilidade.

Origem: Douro, Portugal

Produtor: Dona Berta – Hernani Verdelho

Tipo: Branco seco

Uvas: Rabigato

Degustador: Rodrigo Vieira

Degustado em: out/2016

Nota: 90

Posted on 9 de novembro de 2016 in Avaliações

Share the Story

About the Author

Rodrigo criou a Viver Vinhos onde fala sobre vinhos e o prazer de bebe-los. Se deixou levar pelos encantos do mundo do vinho e hoje se dedica a sua divulgação e estudo. Compartilha informações e experiências de forma descontraída, com o intuito de ajudar as pessoas a entenderem e escolherem um bom vinho, fazendo com que o vinho esteja sempre presente em momentos únicos e inesquecíveis! Editor do Viver Vinhos e colaborador do site Belo Vinho. Certificado Nível 3 pela Wine & Spirits Education Trust (WSET), ex-professor na Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-MG) e ex-diretor da SBAV-MG.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to Top